quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças , Homenagem e Protesto



Ênio e Beto , Vila Sésamo ( Na ordem da foto seria Beto e Ênio )


Pois é , hoje é o dia das crianças e eu nem tinha nada planejado para postar hoje , mas minha namorada me incentivou a postar algo hoje , e então veio uma enxurrada de coisas que eu deveria falar e que nunca falei antes , falei sim , mas não em uma postagem e tão pouco em uma postagem nesse blog onde só falo de Othello / Reversi .
Então falarei de um tema que envolve sim crianças , mas dessa vez não vai ser só recomendar algum site infantil para os pequenos aprenderem a jogar Reversi , dessa vez vai ser um assunto um pouco mais sério , que no Facebook de uma forma simbólica eu retratei numa brincadeira criada por lá sei quem , de colocar uma foto de algum personagem infantil , seja de desenhos , séries , gibis , música que lembrasse e homenageasse as crianças , e protestasse é claro , de uma forma simbólica contra o abuso infantil .

Eu no caso coloquei essa foto ai que você vê no inicio dessa postagem , a do Ênio e do Beto , personagens da Vila Sésamo dos anos de 1970 , que são personagens que eu só conheci depois de adulto para falar a verdade , e que gosto muito também , eu nem era nascido nos anos de 1970 , mas nesse caso também nem precisa ser criança para gostar desse dois , gosto deles por que são engraçados .

Mas agora voltando aqui ao tema dessa postagem , me veio em mente como me pronunciar a respeito desse assunto que é então meio batido e tem que ser bem batido mesmo , por que assim ninguém esquece , que é o abuso infantil . O que é abuso infantil para você ? Aposto que a maioria das pessoas vão pensar logo em pedofilia ou em trabalho infantil , pois bem , essas duas coisas são só mais alguns dos ditos abusos infantis , existem outros quase tão devastadores quanto esses mas que passam desapercebidos a maioria das vezes , vou contar um pouco das coisas que eu já presenciei e que também considero degradante para uma criança .

Existem muitos pais que acham que educar os filhos é igual a meter porrada para vê se aprende , e eu já vi coisas assim aqui onde eu moro , uma certa vez perto de uma creche eu estava lá tranquilão quando sem nenhum bom motivo aparente se é que para isso exista algum bom motivo e eu duvido muito , um pai espancando o próprio filho , isso por que eu creio que era filho dele , o moleque chorava e o pai puxava o menino pela orelha e dava tapas , e também puxava ele pelo braço quase que arrastando , nessa hora o meu sangue subiu , e até hoje eu não sei como eu me segurei para não falar um monte com aquele homem , eu tenho certeza se eu falasse ele não deixaria quieto , ele falaria um monte pra mim também , eu até poderia ameaçar chamar o conselho tutelar mas até a coisa se resolver iria dar pano pra manga , mesmo assim ainda acho que eu deveria ter feito alguma coisa , mas sempre é isso que acontece , somos pegos de surpresa e as vezes não sabemos como agir diante do imprevisto , só depois é que refletimos e tomamos uma decisão , mas nesse caso pode ser tarde demais , então nunca mais vi esse homem e nem o seu filho , também não passei mais por lá naquele horário .

Eu acredito que esses pais que enchem os filhos de tapas e beliscões de alguma forma também já passaram por isso na infância , e propagam isso com seus descendentes que poderam fazer o mesmo de uma forma continua , será que é preciso mesmo bater dessa forma para educar ? Eu não to dizendo que em alguns casos excepcionais um pequeno tapinha não seja necessário ( mesmo eu sendo contra ) mas espancar sinto muito , não ! isso é crime . Eu penso que quando eu tiver um filho eu vou sempre preferir conversar muito com ele , eu vou sempre transmitir a ele um pouco da minha visão de mundo , vou tentar mostrar sempre o meu melhor a ele , vou ensinar ele como pensar e não no que pensar , ele será livre para decidir o que quer ser da vida , vou ensinar a ele conceitos civis básicos como esse daqui “ Não jogue o lixo no chão “ que parece que falta a muita gente por ai , ensinaria a ele o pouco que sei sobre política , tudo aquilo que eu sei sobre ciência e tudo mais .

Mas não acaba por ai , nem sei se essa postagem vai ser longa , mas é que tenho mais coisas a dizer , e tem mais exemplos que vivenciei de “ bons pais “ por ai à fora , nesse caso que vou contar agora foi o de uma mãe , que no caso foi quando eu estava lá tomando um trem para voltar do trabalho , e vi uma mulher sentada do meu lado , e uma menininha do lado dela sentada também , então a suposta mãe , já que não sei se era a mãe da menininha mesmo , pegou algo de comer que estava em uma embalagem e deu a criança , mas até ai tudo bem , nada demais , mas foi quando a própria mãe pegou o papel e jogou no chão , mas esperem ai , não foi só simplesmente jogar no chão , a infeliz , me desculpem por essa palavra , jogava o papel para cima como se tivesse atacando um avião de papel , e parece até que se divertia fazendo isso , não estou dizendo que isso é um crime , mas é errado , e ainda mais do lado de uma criança que tem ela como exemplo , não estou aqui para julgar se ela deixa ou não faltar coisa dentro de casa , nem estou aqui falando que ela não sofreu na gestação daquela criança , que não sofreu para trabalhar e criar também , mas quero que entendam que mesmo tudo isso não lhe dar o direito que poder criar uma criança de uma forma errada , isso foi uma coisa pequena , mas que poderá refletir em coisas maiores na cabeça da pequena mais tarde , por que se a sua mãe não respeitou um espaço público de maneira bem egoísta e desleixada , por que ela vai ter que respeitar também ? como será que ela quando adulta vai reagir quando alguém a adverti por isso ? Já que ela acha e foi educada para achar que tem o direito de fazer aquilo onde bem entender ? é nessa que desenvolve o egoísmo e o desrespeito com o próximo , essa seria só uma das possíveis forma do egoísmo , achar que o espaço público é seu e de mais ninguém .

E que tal agora uma coisa que fiquei sabendo ontem , meu primo que me disse essa ... Ele estava lá trabalhando sossegado quando eis que ele vê uma cena assustadora , duas crianças na rua eu acho , e um carro em alta velocidade indo de encontro a elas , mas felizmente o carro desviou e conseguiu parar , não sei se parou ou se apenas desviou e seguiu viagem , mas de qualquer forma de um susto em todo mundo aquela cena , mas até ai enquanto ao susto tudo bem , depois que passa não tem nada demais , é só advertir os meninos para não fazer mais aquilo , para não ficarem mais na rua daquela forma que é perigoso , mas e ai , vocês acham que foi isso mesmo que fez a mãe de um dos
garotos ? Não ! ela fez pior e acabou perdendo a razão , ela chegou no moleque e começou a dar tapas fortes nele , ela quase que espancou o moleque , eu não vi a cena mas meu primo me disse que ele e o seu patrão ficaram com muita raiva da mulher , todos viram que sim o menino ingenuamente errou , mas será que precisava apanhar tanto para aprender ? E o pior é que não acaba ai , ela disse coisas do tipo : “ Ta vendo , se morrer tudo bem , agora imagina se fica ai numa cadeira de rodas dando trabalho para mim “ Cara , sinceramente , é desse tipo de gente que eu quero distância , uma mulher atrasada , com conceitos morais atrasados , com uma educação duvidosa , e que colocou na cabeça do menino que ela não sentiria falta dele se ele tivesse morrido , que colocou na cabeça dele que ele é um estorvo na vida dela , e que seria mais ainda caso ficasse em uma cadeira de rodas , imagina se ele menino levar mesmo isso tudo a sério .


É , só contei alguns poucos exemplos e vocês viram como estão as coisas ultimamente , ainda bem e creio eu que isso deva ser uma minoria , mas não tenho certeza e ainda mais em regiões com uma população carente de educação não sei se isso seja mesmo uma minoria . Mas agora vou mostrar um outro exemplo que considero sim uma forma sutil de abuso infantil , e isso se trata de alguns excessos de religiões na cabeça das crianças , não estou aqui criticando o direito de todos a ter uma religião , a de acreditar no que quiser , o que estou criticando aqui é a ditadura religiosa impostar a maioria das vezes pelos pais aos próprios filhos , já disse , ensinar a criança a rezar ou o nome dos santos , ou algumas passagens boas da bíblia não tem nada demais , mas mostrar só uma face da moeda as crianças é falta de honestidade sim , e ser desonesto com uma criança não é algo ao meu ver , correto . Primeiramente a criança enquanto tem uma mente em formação ainda , não pode ter nada muito pesado que exija altas reflexões ainda , ela tem que ter coisas que estimule sua inteligência , mas não coisas que ela só deveria mesmo pensar quando tivesse idade suficiente para isso , e são elas política e religião por exemplo , e por que não assuntos tais como se ela quer ser vegetariana ou não também , já que esse é outro assunto que tem pano pra manga e que exija uma certa reflexão do que é certo ou errado , mas o que vemos é além de pintarem a própria religião de purpurina para os próprios filhos , somente mostrando o lado bom da mesma , ainda por cima negligenciam as outras religiões aos filhos , que são outras formas de ver o mundo que diferem da deles , o pai cristão católico deveria sim ensinar o ponto de vista protestante e vice e versa aos seus filhos , os cristão em geral deveriam ensinar um pouco do ponto de vista do islã , do budismo , da Uganda que seja aos seus filhos , o espírita deveria também ensinar aos seus filhos o ponto de vista dos testemunhas de Jeová e vice e versa , e de uma maneia leve e deixando a criança LIVRE para quando for adulto ela própria decida o que é melhor para ela , e isso inclui é claro a opção de NÃO ter religião nenhuma , e acreditar em deus , ou de não ter religião alguma e não acreditar que deus , ou deuses existam , sim isso é uma opção . Esse é o meu ponto de vista ateu da questão , sou de uma família cristão , mas não vejo motivos alguns para seguir nada disso , então tenho a minha própria visão do mundo e de como ele funciona .

Eu fui em uma igreja só para acompanhar meu primo e a sua esposa , e era uma igreja evangélica , daquelas bem simples mesmo , eu não vou falar as coisas que eu vi lá , eu não acredito em nada daquilo , gente caindo , gente “ falando línguas “ e assumo que quando via aquela gente eu pensava , que falta faz o conhecimento cientifico e histórico a essa gente , que é de maioria carente , não tem muita perspectiva de vida nem tiveram uma boa formação educacional ( Não estou generalizando , existem muitos evangélicos ricos e bem estudados ) mas naquele caso era isso mesmo que eu disse ... Mas o pior não é isso , é que eu vi crianças no meio daquilo tudo , e até crianças de colo , vocês acham que aquilo é saudável a uma criança ? gente caindo , outras girando de um pé só e rodopiando em sentido anti-horário , gente pronunciando sons inaudíveis , e fora o barulho da música que era de deixar surdo qualquer um , agora imagina um bebê no meio daquilo tudo , imagina o ouvidinho deles , mesmo se não tivessem como deixar a criança com alguém e irem sem ela não justifica , era só um da familia ficar em casa cuidando da criança e revezarem na próxima vez ou ficar perto da igreja mas fora dela caso a criança pedisse de mama . Imaginem as crianças de uns 8 ou 9 anos que vi ali também , vendo tudo aquilo , eles não estavam assustados , já deviam estar acostumados aquilo , mas será que é assim mesmo que eles têm que aprender que o mundo funciona ? Um mundo cheio de demônios incorporando nos corpos das pessoas e que a única forma de se safar disso é indo NAQUELA igreja e pagando o dízimo direitinho , respeito os dizimistas , mas não concordo com isso e a própria bíblia explica de forma contraditória isso , tem a versão de Malaquias e a de Joel . ( Sou ateu mas conheço o mínimo de teologia ) Pois bem , eu não concordo com crianças pequenas em igrejas desse tipo , não acho benéfico , se for uma igreja evangélica mas suave vamos assim dizer , tudo bem , desde que não seja uma imposição aos pequenos seguir somente aquela religião , mas também não posso suavizar as religiões afro-brasileiras que tem alguns rituais que eu acredito ser forçados a cabeça de uma criança , não acho saudável , acredito que eles também podem ensinar as crianças a sua forma de pensar , mas nunca impor e deixar de mostrar outras formas de pensar e esperar elas crescerem para ai sim decidir o que seguir e esperar eles ao menos entrarem na adolescência para ir em uma das reuniões de religião afro , quando uma visão religiosa é imposta a uma criança e é negligenciado outra forma de religião e de ver o mundo , esse mesmo pode se tornar um adulto um pouco preconceituoso com pessoas de outra religião e no meu modo de ver , a religião pode ser anfitriã daquilo que ela mais que repudiar , que é desunião entre as pessoas , então nesse caso e dessa forma ela pode é afastar as pessoas umas das outras . ( Lembrando que estou sendo democrático , não sigo absolutamente NENHUMA religião , tão pouco acredito em alguma )

Bom pessoal , era só isso que eu tinha a dizer , pensem um pouco em todas essas formas de abusos infantis , e vejam que existem formas sutis de vários abusos e que deixam sequelas muitas das vezes pelo resto da vida .

Bom é isso ai

Curiosidades : Eu escolhi Ênio e o Beto por que são personagens que eu me identifico muito , e o Beto representa bem um pouco da minha personalidade , as vezes eu sou meio mau humorado , não o tempo inteiro igual a ele , mas de vez enquando =D . E já o Ênio é meio atrapalhado , o que representaria a personalidade da minha namorada que é meia atrapalhada de vez enquando , esses personagens deveriam se chamar Êni"a" e Beto , deveria ser um casal , ai sim ficaria perfeito . ( rs ) Mas ta valendo também , os dois são demais também sendo do jeito que são .


E para as crianças e para quem quiser conhecer mais sobre os personagens Ênio e Beto vai o link no Youtube de um dos episódios deles .

Ênio e Beto , Torneira Pingando

Link : http://www.youtube.com/watch?v=P5YF50Hfq7w


Abraços a todos

Nenhum comentário: