terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os 10 Mais




Olá a todos

Eu demorei para completar essa lista , eu demorei para depois que a completei verificar os melhores jogos possíveis dos mesmo jogadores e ordenar quem mereceria estar mais à cima dos demais jogadores , mas mesmo o que aparece em 10º lugar , com certeza é um herói , pois esse deixou centenas de bons jogadores para trás , incluindo campeões mundiais no mundo real , então sem mais delongas eu apresento a vocês o meu sexto Top – 10 , dessa vez com os 10 melhores jogadores da Internet .

Bom , vamos começar com algumas explicações não é ... Esse Top – 10 demorou muito a sair , por que quando comecei a trabalhar nele eu tinha que me concentrar em quais procedimentos eu adotaria para fazer a escolha , e depois de escolhidos esses procedimentos eu teria que me concentrar neles , e um desses exigiria uma coisa que todos nós com algumas poucas exceções temos pouco , o tempo . E o tempo estava curto e escasso para mim nesses dias , pois sabe como é , não é ? trabalho e correria como sempre , então fica difícil se concentrar em uma lista dessas , mas aos poucos fui formando um compêndio de quem poderia vir a ser esses super jogadores com chances de entrar em uma lista dessas , através de Print Screen nos rankings que se formavam diariamente , e o primeiro que apertei data de 09 de agosto e o último no dia 17 desse mesmo mês , onde essa minha primeira lista era enorme , e eu saberia do que eu teria pela frente , mas antes eu tinha que ter em mãos todos os possíveis jogadores , e esses mesmo deveriam estar em atividade a algum tempo com seus respectivos nicks para que eu pudesse os avaliar , eu teria sim que ver os jogos dos mesmo , eu teria que verificar o índice de vitórias , empates e derrotas para isso , e assim foi feito , lamentando muito para os jogadores com aquelas ultras pontuações e sem jogos visíveis para análises , se lamentando por ter que deixar de fora jogadores que eu achava e queria que estivessem na lista , e adorando ver que alguns jogadores eram mesmo merecedores de lá está .

Mas vamos agora a outro pequeno problema que eu tive durante a montagem dessa lista e esse vocês vão entender como é complicado para quem esta sem tempo e quer ir direto ao ponto . Todos nós sabemos , e digo isso se você que esta ai for uma pessoa bem informada , que o site PlayOk.com é o melhor site para se jogar on-line , e eu não digo isso sobre preferências pessoais , eu digo isso por toda a infra-estrutura que eles oferecem e sobre a preferência por quase todos os melhores jogadores do mundo , a maioria dos jogadores de ponta jogam lá , e não é de hoje , isso vem desde a época que o nome do site era Kurnik , creio que todos os campeões mundiais conheçam e joguem nesse site , então podemos chamar esse site de “ point “ da galera que joga bem e quer se aperfeiçoar , e você sente isso indo lá , não importa se você é um Red no Flyordie , ou um jogador com muitos pontos o International Othello , quando você chega no PlayOk e joga com um jogador com o escudo amarelo que seja , você já sente uma diferença na sua forma de jogar , e é por isso e por outras coisas que eu me baseei primeiramente e unicamente nessa análise usando o PlayOk , mas admito que não me sai da mente o Yahoo Games do Japão , lá é um site muito forte também , mas eu não tenho cadastro lá e além do mais eu nunca saberia se aquele jogador bom lá no Yahoo não é um dos bons do PlayOk , entendem ? As vezes seria uma perca de tempo para mim e eu preferi acreditar que boa parte dos jogadores do Yahoo também joguem no PlayOk e ao menos noYahoo Games comum ( Tem Outro em inglês ) pelo que eu tenho cadastro , o início da partida no tabuleiro virtual é com as peças brancas e não com as pretas , eu sei que no final isso não vai dar em nada , porém isso também serveria para eu tirar esse site de questão , mas nunca isso seria suficiente , como disse anteriormente , o maior problema foi o fato de eu acreditar que boa parte dos melhores jogadores de lá também jogue no PlayOk , e pior ainda é o fato de que eu poderia colocar na lista o fulano do Yahoo e o sicrano do PlayOk e os dois serem a mesma pessoa . Eu não teria esse problema por exemplo com o Flyordie , por que os melhores jogadores desse último site , não chegam nem de perto nos melhores do PlayOk , o máximo que boa parte consegue lá no site húngaro é ficar com um escudo laranja , e a maioria , creio que todos os jogadores da minha lista , têm o escudo vermelho , talvez alguns oscilem entre laranja e vermelho , mas só o fato de ter essa oscilação já mostra que se trata de um jogador muito bom , melhor que a maioria do Flyordie . Pois bem , eu sei que há jogadores que gostam do site do dragãozinho e que já ficaram laranjas várias vezes no PlayOk , mas eu estou tratando as coisas como um todo ok ? Tem o site Mimosa também , onde eu nunca entrei , mas que já ouvi falar que os jogadores usam programas assumidamente e quando você vai jogar com eles , é puramente uma forma de jogar contra o programa em forma de treino , se você joga contra algum programa de Revesi instalado no seu computador , seja o WZebra , Fores , Reversi Master ou outro qualquer ai , então você há de convir comigo que é a mesma coisa jogar contra um virtualmente , mas não se confundam com os famosos programeiros trapaceiros que se vê em alguns sites por ai , no Mimosa é tudo conscientizado e autorizado , e a partir do momento que você vai lá jogar , você sabe que do outro lado há alguém jogando sob as orientações de algum programa , bom ... Eu nunca fui lá para ver , mas eu fico pensando que sob essas condições poderiam surgir também bons jogadores , mas também fica a pergunta feita ao Yahoo , será que esses bons jogadores surgidos lá não jogam também no PlayOk ? Eu sinceramente prefiro acreditar que sim , mas se a resposta for não , eu peço desculpas a todos , e eu digo a todos que estão lendo aqui agora , e a todos os bons jogadores que eu nunca tive a oportunidade de conhecer , e que acabaram ficando de fora dessa lista , pois não tenho uma metodologia apropriada para saber quem é quem atrás de cada nick , mesmo se eu fosse em cada um desses sites citados ai em cima , eu teria esse problema , então esses jogadores , se realmente existem por ai , foram sacrificados , também levando em consideração que mesmo que eu fique perguntando para todos “ qual o seu nome ? “ irá muitos que não vão gostar dessa intromissão e eu também não poderia confiar 100 % nas respostas dos mesmo se não tivesse nenhuma especificação ou tendo alguma especificação no profile e nem nas respostas de terceiros sobre outros jogadores , ao menos se as informações que eu peguei nos profiles do PlayOk não condizerem com a realidade , a chance de eu cometer o erro de colocar o mesmo jogador na lista duas vezes é menor , pois dentro de um único site tem aquela norma de não poder ganhar pontos jogando contra você mesmo , usando dois nicks diferentes , até mesmo no Flyordie tem isso , e creio que no PlayOk não seja diferente , acredito eu não é , não tenho 100 % de certeza , pois lá nunca fiz o teste para saber se era possível ou não .


E quem está nessa minha lista então ? Bom , isso vocês verão a seguir ... Então modificamos a pergunta inicial ? Sim , poderíamos invertê-la para quem não está nessa lista , e eu não preciso nem dizer que o João da padaria não está e nem eu e talvez nem você que consegue ler isso aqui no bom e velho português sem precisar de nenhum tradutor on-line está não é ? Sinceramente acredito nos brasileiros , acho que um dia algum estará em uma lista dessas , mas não foi dessa vez , infelizmente , a não ser que algum desses seja brasileiro e eu não saiba , pois fico na dúvida com aquelas iniciais de nacionalidades na frente de cada nick , sabe ? As vezes mostra “ en “ e a pessoa pode tanto ser dos Estados Unidos , Canadá ou da Argentina , então sinceramente eu não sei e fico na dúvida sobre isso , vou ver se estudo melhor isso da próxima vez .Eu deixei de fora grandes jogadores estrangeiros dos quais eu pensei antes de começar a fazer essa lista que estariam aqui , mas não entraram , vou citar os nicks e se possível os nomes de alguns deles para você terem uma ideia de quem eu estou falando , um deles é o
“ zard2001 “ hoje com 2058 pontos , e para quem não sabe esse é o principal nick do jogador de Singapura , Makoto Suekuni , campeão mundial em 1997 na Grécia , pelo que reparei é um jogador meio que agarrado a status , não joga muito ou por não achar nenhum jogador a sua altura , ou por medo de perder todo o prestigio conseguido com a sua alta pontuação , não sei o motivo , mas ainda acho que ele escolhe muito os seus adversários , só não sei o motivo , e mesmo nos jogos que reparei dele , há sim jogadores que on-line o superam , e é por isso que ele não esta na minha lista . Outro jogador que eu gostaria de destacar aqui é o do nick “ murakamitakeshi “ hoje com 1970 pontos , e também para quem não sabe é o nick do jogador japonês já três vezes campeão do mundo , Takeshi Murakami , 1996 ( Japão ) , 1998 ( Espanha ) e em
2000 ( Dinamarca ) .
Esse jogador joga estupendamente bem , porém oscila de mais e os jogadores que ficaram a sua frente nessa lista são mais seguros , conseguem manter a boa fase por mais tempo que ele , e é por isso que esse jogador que eu admiro tanto não esta aqui nessa minha lista dessa vez , já que ele apareceu na minha primeira lista do Top – 10 que foi postado em 12 de dezembro de 2009 , com o que seriam os 10 jogadores mais influentes do mundo , é , dessa vez não foi para ele , mas continua sendo um super jogador para mim . Humm , então vamos citar mais jogadores ? Que tal o do nick
“ borassi “ hoje com 1944 pontos , do jogador campeão do mundo em 2008 na Noruega e vice-campeão agora em 2010 na Itália , Michele Borassi da Itália , esse além de não gostar muito de responder mensagens privadas nem mesmo por educação não é
sr Borassi , não é também grandes coisas na Internet , é sim um jogador excelente no Tabuleiro da vida real , mas na Internet é o que eu diria de um bom jogador , mas não um excelente e estupendo jogador que é na vida real e isso eu tenho que reconhecer , na vida real ele joga sim muito bem , mas na Internet deixa a desejar pelo que ele é no Tabuleiro , por isso que ele nem chegou perto de estar nessa lista .

Bom , a lista dos que não estão no meu Top – 10 é repleta de jogadores dos quais eu terei que melhorar muito para conseguir se igualar aos seus níveis , são jogadores que estariam em primeiro lugar em muitas listas minhas , mas nessa não estão . Vou mostrar agora um exemplar de alguns desses jogadores , e os que eu souber o dono eu divulgo também o nome na frente em parênteses , blacktigers , ristaccia , pfalzhachi ( Fukunaga Kohachi , esta no seu profile esse nome ), 3ikini ( Nat ) , kizuna2 , skull0714 , nfimslove ( Christina ) , kekka1sh1 e th1rsty1pp0 ( Ambos do mesmo jogador ) , paripaririver , xmav000 ( Matthias Berg , Alemanha ) heroinopower ( Sébastien Barre , França ) mmariomm ( Mario Madrona , Espanha ) newk , caijian2009 ( Jian Cai ), bom esses são só alguns dos bons jogadores que não entraram na lista , e também lembrando que não tenho como saber se alguns deles de repente também não é um dos que estão na lista do Top – 10 , de certa forma todos ou a maioria dos que estão na lista , com algum outro nick não estão , e se fossem avaliados com outro nick não entrariam entre os 10 melhores , e também tenho que esclarecer que os nomes ai citados entre parênteses são os que os mesmo informaram em seus profiles , não tendo como eu saber se não se tratam de pseudônimos ou simplesmente fakes , obviamente tirando aqueles que sabemos que são reais tais como Sébastien Barre , Matthias Berg e Mario Madrona .

Sobre a minha metodologia , bom , vocês já sabem que eu contava com pouco tempo disponível para fazer tudo isso , então tive que criar uma metodologia prática e fácil para melhor avaliação dos jogadores , e ela não se baseou em matemática unicamente não , não sou muito fã de matemática , então só a usei de forma superficial mesmo , o primeiro critério que usei foi o da pontuação de cada jogador , que no final só me serviu mesmo para achar os melhores no Ranking , para ter uma ideia daqueles que o site me apontava como sendo os melhores jogadores por pontuação , laranjas e vermelhos , o segundo critério foi a constância , não tinha como eu avaliar de forma justa jogadores que só tinham 8 ou 10 jogos guardados no histórico , pois depois de 6 meses seguindo as regras do site , seus jogos que demarcam desse tempo para baixo serão apagados , ficando somente as partidas jogadas de 6 meses para cá , e então vão pensar , e o Hideshi Tamenori ? ele não tem muitos jogos disponíveis mais com o seu principal nick , sim é verdade , ele não tem mesmo , mas recorri a uma análise subjetiva e sei que ele esta sim entre esses 10 melhores jogadores , não tem como em sã consciência eu deixar ele de fora , não só pelas suas conquistas fora da Internet , mas pelo que sei que ele era em sua fase de esplendor na Internet também , pode parecer que fui injusto em privilegiar ele , mas não fui , sei que tipo de jogador é ele , é o jogador que mesmo na pior fase é melhor que a maioria dos jogadores do mundo dentro e fora da Internet , mas mesmo assim não acho que na Internet ele seja o melhor . O meu terceiro critério estaria na constância de nível , e para isso eu avaliei as 3 últimas páginas de jogos com adversários variáveis para ver a freqüência de vitórias , empates e derrotas , ou seja ... Eu contei cada uma , não pude analisar todas as partidas individualmente é claro , mas contei , e isso serviu para ver o quanto nessa sequência de jogos , lembrando que cada página de jogos do PlayOk tem aproximadamente 30 jogos , somatizando mais ou menos 90 jogos contados , o quanto o jogador consegue manter o seu ritmo , o seu nível perante seus adversários , todos os jogadores da lista preferem adversários mais fortes , e quando disse adversários variáveis me referi a uma página que tenha no mínimo de 3 ou 4 adversários para cima , não contei páginas que tinham jogos somente contra 1 ou 2 adversários , ou até mesmo 3 adversários que fossem muito forte , por que isso desequilibraria a contagem em seu desfavor , e eu contei sempre as páginas mais recentes , por que essas sim dizem mais a respeito de sua atual fase .


Minha quarta tática de análise consiste mais em confrontos diretos , ou seja , eu vi como alguns deles se saiam um contra os outros e coloquei isso tudo também na balança , e agora falo para vocês as análises 5 e 6 que não poderiam faltar nessa minha pesquisa , que é o fator criatividade , habilidade em geral ( Mobilidade , Paridade , Extração e etc ) e com todo esse enunciado ai em cima , eu cheguei a essa conclusão que você verão ai em baixo , nos 10 melhores jogadores da Internet , a minha opinião mesmo .

Alguns também podem me perguntar se não havia método melhor para se fazer isso , e eu respondo que sim , é óbvio que sim , mas eu não tinha tempo para isso , simplesmente eu poderia por exemplo pegar alguns jogos de alguns jogadores e jogar no WZebra e ver qual desses erravam menos , sim eu poderia , mas imaginem o quanto que isso tudo não iria demorar , então por isso que tive que fugir desse método , então vejam que a matemática que eu usei para avaliar eles foi de toda bem rudimentar , nada de genial , e ela mesmo assim foi eficaz em certo ponto , agora pensem o seguinte , imaginem que eu colocasse alguns jogos do Hideshi Tamenori que é heptacampeão mundial no WZebra , o índice de erro dele provavelmente seria menor de que o índice de erros do Ben Seeley , porém o programa não avalia tempo de jogo , nem criatividade de cada jogador , e o Seeley é mais criativo e gosta mais de jogos rápidos na Internet , e se avaliarmos essas outras duas constantes , veremos que o negócio não seria assim tão fácil de se resolver só usando o programa certo ? Então por isso que sempre opto mais , dentre outros motivos , pela avaliação humana , e eu sempre fui melhor mesmo em humanas do que em exatas na escola ( rs ) .


Então é isso pessoal , antes de finalizar essa introdução eu gostaria de falar a respeito da fase de cada jogador , muitas das vezes o jogador é verdadeiramente bom , mas no momento da minha análise , nos dias que percorreram a minha avaliação que não tem como fugir totalmente do subjetivismo , o jogador pode ter dado uma recaída , subindo o seu nível logo depois da avaliação acabar , e então o que ficou para mim de oficial foi aquela avaliação que não correspondia ao seu verdadeiro nível de jogo .


Bom chega por aqui , vamos ao Top – 10 Os Melhores Jogadores da Internet , e se eu poder tomar a liberdade de sugerir a vocês , eu diria para arrastar a barra de rolagem rapidamente lá para baixo e começar a ver a lista de baixo para cima , para caso você já não tenha visto , deixar a surpresa para o final , e ver quem é o melhor jogador da minha lista no finalzinho mesmo .

É isso .

Boa Leitura e Visualizações , com vocês o 6º Top – 10 , Os Melhores Jogadores da Internet .


O gráfico do tabuleiro virtual que vocês vêm em baixo é do programa Reversi Master , e para quem quiser baixá-lo segue abaixo o link que te direcionará para um site onde você poderá fazer o download , você tem 15 acessos livres para utilizá-lo gratuitamente .

Link >>>>> http://www.rksoft.com.br/html/reversimaster.html


E só mais uma coisa , se alguém ai souber como eu posso compactar as transcrições de uma maneira fácil para que fiquem iguais as transcrições do PlayOk , de modo que ocupe menos espaço na postagem , por favor me fale . Sua ajuda será de grande utilidade para mim , pois eu vacilei e me esqueci de pegar as transcrições originais no PlayOk e guardá-las para poder usar mais tarde .


Grande abraço a todos

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala Fabrício...

Parabéns pela conquista, merecido...jogou muito...

Prazer em conhece-lo...

Abraços

K-marão

Fabrício Silva disse...

Obrigado K-Marão , vocês com certeza valorizaram muito a minha vitória , foi um prazer conhecer todos vocês , são todos muito gente fina . =]

Falou Amigo

Até Mais