domingo, 16 de agosto de 2009

Estratégias – 26


Bom , como o que quero ensinar aqui são algumas saídas e jogadas de posicionamento , então não vi por que não colocar esse outro exemplo aqui , mesmo que essa partida eu tenha perdido , nessa partida vou ensinar que Othello / Reversi também se joga com uma certa dose de intuição , que é o dom de saber qual seria a melhor resposta a sua jogada que seu oponente daria , então você executa uma jogada de forma consciente se antecipando no seu próximo passo , vejamos nesse caso ...

Eu estava meio sem saída nessa partida , então imaginei uma coisa legal a ser feita , mesmo que no final não me desse a vitória , aquilo era a melhor coisa que eu poderia fazer naquele momento , então eu joguei em G 7 , pegando toda a diagonal de C 3 a G 7 , consciente de que o meu adversário quebraria essa diagonal jogando em B 8 , revertendo em branca a peça situada em E 5 , então meu próximo passo seria jogar em H 5 , revertendo novamente em preta a peça situada em E 5 , e ao mesmo tempo forçando o adversário a jogar em H 7 , porém se ele o fizer jogando em H 7 , revertera em branca a peça da G 7 ... por quê ?

Lembram de quando ele jogou em B 8 ? ... poisé ele reverteu em branca aquela peça da C 7 também , que agora o impossibilita de jogar em H 7 de forma segura ... mais mesmo assim meu oponente com um pouco de raciocínio ganharia essa partida que fiz o melhor que pude ... mais o que valeu aqui foi mostrar que as vezes por mais complicada que esteja uma partida ainda se pode fazer pelo menos um pouquinho para complicar a situação do adversário... =] mesmo que todas as saídas deem em derrota que é o caso dessa partida ... =]

4 comentários:

Unknown disse...

Olá boa tarde... abri o site e tive a grata surpresa de ver minha foto estampada, participando de algo que realmente adoro: jogar reversi! Mto legal mesmo este site... Qdo tiver alguma partida me avise por favor... tel (11) 8225-0518... abraços K-marão

Fabrício Silva disse...

O K-marão , seja sempre bem vindo ao meu Blog , e obrigado pelo elogio , qualquer coisa nós marcamos uma partidinha sim , será um prazer ... =]

Abraços

solo joe disse...

buena jugada.

por cierto, ¿tu juego es nivel experto, intermedio o novicio?

soy nuevo, espero aprender en tu página.

Fabrício Silva disse...

Hola Solo Joe , tudo bem ?

Sou um jogador nível regular , na sua língua sou um " Intermedio " mais ou menos ... e sinta-se à vontade para visitar meu Blog e ver algumas jogadas , eu sei pouca coisa , mais sempre tento passar da melhor forma possível para quem quiser aprender ... =]


Obrigado Solo Joe , Volte Sempre ... =]